segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Encerramento Curso Int. Educação Digital ~~ Ildo Meneghetti - Casca

Neste último encontro, os professores da E. E. E. F. Ildo Meneghetti apresnetaram suas ideias de uso dos recursos tecnológicos em sala de aula, propondo desde webquest a produção de História em Quadrinhos.
Sentimos a importância de ter o contato e buscar conhecer a tecnologia. Encarar desafios e perceber possibilidades de oferecer oportunidades diferentes ao aluno para contruir seu conhecimento.
Queridos cursistas, deixem sua avaliação sobre o curso no espaço para comentário desta postagem.
Um abraço, com carinho para todos.

37 comentários:

  1. Entender a tecnologia como ferramenta aliada e facilitadora de aprendizagem nos ajudar desmistificar seu uso e abuso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a tecnologia assustava a todos pela falta de conhecimento da ferramenta.

      Excluir
  2. Aliar a tecnologia na sala de aula, possibilita maior interação entre professor e aluno na busca da informação e formação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a tecnologia veio para ajudar tanto o aluno quanto ao professor. Agora existe vários mecanismos tecnológicos que ajuda na interação e no conhecimento.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. No cotidiano escolar, percebo ainda resistência de muitos professores no uso das tecnologias. Tal resistência é baseada na falta de capacitação e entendimento para a aplicação adequada da tecnologia na educação.

    ResponderExcluir
  5. No cotidiano escolar, percebo ainda resistência de muitos professores no uso das tecnologias. Tal resistência é baseada na falta de capacitação e entendimento para a aplicação adequada da tecnologia na educação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, professora, como professores, temos que estar sempre um passo a frente dos nossos alunos.

      Excluir
    2. Com certeza, tecnologias é a era dos alunos.

      Excluir
  6. Exato professora Dulce.
    A resistência se dá, em sua maior parte, pela falta de capacitação para tal.
    Muitos professores ainda mal sabem abrir seus e-mails ou digitar uma avaliação, quanto mais utilizar a tecnologia em suas aulas!
    A importância da utilização é indiscutível, no entanto, o uso depende de cada um.

    ResponderExcluir
  7. Todos os professores precisam esforçar e adquirir pelos menos as noções básicas das novos tecnologia como internet, aplicativos de celular, por que isso faz parte da realidade dos alunos e podem ser utilizada de forma eficaz como ferramenta promovedora da aprendizagem e de comunicação rápida.

    ResponderExcluir
  8. Acredito que a tecnologia já faz parte do mundo de nossos alunos desde que estes nasceram, já para muitos de nós, professores, ainda estamos aprendendo. Muito temos para aprender com nossos alunos para então introduzir de forma clara e fácil para todos em sala de aula.

    ResponderExcluir
  9. Acredito que a tecnologia já faz parte do mundo de nossos alunos desde que estes nasceram, já para muitos de nós, professores, ainda estamos aprendendo. Muito temos para aprender com nossos alunos para então introduzir de forma clara e fácil para todos em sala de aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com suas palavras Paty, vejo que hoje em dia nossos alunos estão totalmente informatizados, e isso ao meu ver nos causa um impacto muito grande, para mim em especial esta fase que a sociedade vivencia é uma novidade, pelo fato que ainda não consegui me adequar a tantas informações que nascem a cada dia, por isso vejo que a informatização nas escolas se faz necessaria para que nós também possamos nos atualizar.

      Excluir
  10. A tecnologia está cada vez embutida em nosso cotidiano. Assim como vem para ajudar também é necessário saber filtrar seus conteúdos, muitas vezes sem valor de edição.

    ResponderExcluir
  11. Tratar de tecnologia na educação nos permite pisar em um solo muito amplo, com magnitudes encantadoras e ricas. Se bem conduzidas enriquece e aprimora o conhecimento de quem usufrui.

    ResponderExcluir
  12. Tratar de tecnologia na educação nos permite pisar em um solo muito amplo, com magnitudes encantadoras e ricas. Se bem conduzidas enriquece e aprimora o conhecimento de quem usufrui.

    ResponderExcluir
  13. A tecnologia em sala de aula pode ser vista ainda como um sonho, pois está longe do ideal. No entanto, temos que usar pelo menos o que está ao nosso alcance, se não é o ideal, é o possível. E assim continuamos usando o que temos e reivindicando o que queremos.

    ResponderExcluir
  14. Acredito também que professores, de um modo geral, tinham que estar um pouco mais a par das novas tecnologias, senão, acabaremos virando chacota dos nossos próprios alunos.

    ResponderExcluir
  15. Nós professores, nos dias de hoje, sentimos a necessidade de usar, trabalhar com as tecnologias. Nosso aluno sabe manusear muito melhor que nós professores, apesar que não temos em nossas escolas nem uma internet adequada uso ao menos do celular do nosso aluno.

    ResponderExcluir
  16. Ainda enfrentamos muitas dificuldades relacionadas as tecnologias e sala de aula. A falta de recursos e despreparo impedem o uso desta ferramenta que hoje em dia se faz tão presente e até mesmo comum entre grande parte de nossos alunos.

    ResponderExcluir
  17. É de suma importância criar, como escola, mecanismos capazes de direcionar cada avanço tecnológico, provedores e servidores de internet numa fonte segura e ética, de forma que sempre sejam usados em seus aspectos positivos, não permitindo que se transformem em entraves do crescimento e do desenvolvimento digno e saudável das crianças e adolescentes brasileiros.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. A escola deve utilizar as tecnologias disponíveis, sobretudo as redes sociais, para auxiliar no aprendizado dos alunos, como por exemplo: criar blogs para discussão de temas levantados em sala de aula, grupos no whatsApp para informações e trocas de ideias e Facebook para aprofundamento de ideias e conteúdos. Fugir das tecnologias não é uma atitude inteligente, haja vista que nossos alunos já nasceram inseridos nesse mundo tecnológico.

    ResponderExcluir
  20. Onde trabalho já fazemos o uso de algumas tecnologial em prol do conhecimento, como minha disciplina de arte e dinâmica, já usamos aplicativos para trabalhar com animações, dublagens, rádio novela entre muitas outras atividades como pesquisas de obras, músicas. Há uma infinidade de atividades que podemos sair dos tradicionais livros e usufruir das tecnologias existentes. Também concordo que por parte de alguns professores há resistência, mas é realmente por falta de capacitação.

    ResponderExcluir
  21. No colégio onde trabalho também utilizamos tecnologias como ferramenta no processo ensino aprendizagem, trabalho a disciplina de Biologia.

    ResponderExcluir
  22. Atualmente sempre procuro inovar as aulas com algum tipo de tecnologia, porém muitas vezes ainda passamos por situações de decepção com o suporte dado aos estabelecimentos de ensino , por exemplo internet de péssima qualidade.

    ResponderExcluir
  23. Como trabalho com a disciplina de ciências sempre se faz necessário nas aulas o uso de imagens, vídeos, animações, documentários e notícias para atualizar o tema e isso tem sido de extrema relevância nas aulas. Cursos como estes são importantes nas nossa formação continuada.

    ResponderExcluir
  24. A tecnologia estreita nossos laços com o aluno. Nos permite aulas mais prazerosas e, consequentemente mais produtivas. São verdadeiras aliadas no processo ensino - aprendizagem.

    ResponderExcluir
  25. Extamente Rose, concordo plenamente, pois ainda é comum ver professores usando essa ferramenta como passa tempo.

    ResponderExcluir
  26. Com o aumento do uso da tecnologia
    é importante que nós, enquanto professores, nos atualizemos para utilizá-la como uma estratégia de ensino e uma ferramenta que possa contribuir para a aprendizagem dos alunos.

    ResponderExcluir
  27. A tecnologia esta mudando não só a sociedade como se faz presente na escola e a mesma não pode se basear em práticas que desconsidere este realidade.

    ResponderExcluir
  28. A atualização impulsionada pela adoção da tecnologia, permite ao profissional da educação não apenas manter-se em dia com o que há de mais recente em sua área, como também trará benefícios diversos para a sua rotina, sua relação com os estudantes e o funcionamento da própria escola.

    ResponderExcluir
  29. Vivemos em uma era Tecnológica, inevitável não usarmos da tecnologia em sala de aula. Sendo necessário rever as metologias aplicadas em sala de aula, é preciso ir além, podemos propor metodologias inovadoras e ativas que proponham a busca e a construção do conhecimento pelos próprios estudantes, fazer da tecnologia uma aliada, resultará no desenvolvimento de competências e habilidades.

    ResponderExcluir
  30. Estamos num momento em que estamos passando pela Revolução da tecnologia, onde há uma corrida incansável entre as empresas destes ramos. E em contrapartida em cada um a uma sede insaciável por aquilo que há de mais moderno. Creio que é inevitável a utilização desta na aprendizagem e no ambiente escolar, visto que trata-se de uma ferramenta de grande valia, porém o ambiente da escola, não é somente pautado no conhecimento e na informação, mas sim também nas relações entre os indivíduos de uma sociedade.

    ResponderExcluir
  31. Atualmente nossas aulas necessitam do uso das tecnologias para se apresentarem de forma mais atrativa e significativa para nossos educandos, porém muitas vezes nos sentimos de mão atadas com a falta de uma internet de qualidade.

    ResponderExcluir
  32. A tecnologia me encanta, para mim é um mundo novo.
    Muitas ferramentas que podem ser usadas na educação, que não conheço, mas sou curiosa, sempre vou buscar.
    Vejo que os alunos são bem antenados em relação a tecnologia.
    Há falta de interesse em certos professores, pararam no tempo.e por isso as aulas são desinteressantes. Quem busca acha e muda se quiser. Do contrario vai ter um retorno amargo para si mesmo.

    ResponderExcluir