sábado, 14 de agosto de 2010

Cyberspace e o Aprendizado


Segundo Lévy a "escritura" do futuro se constitui da linguagem de imagens interativas, a ideografia dinâmica que permitirá simular os mundos. E sugere que em vez de condenar, se utilize os vídeos games, por exemplo, para serem explorados, pois as tecnologias impulsionam à mudança: as mensagens eletrônicas ligam pessoas de todo o planeta, formando uma rede de comunicação. Onde, futuramente se construiria o conhecimento de forma coletiva, formando uma comunidade no cyberspace, uma inteligência coletiva. E faz alguns questionamentos:

“Mas como se orientar neste cyberspace onde correm mensagens e informações de toda ordem? Como se localizar em um fluxo? É preciso tentar desesperadamente fixar a forma do espaço científico, traçar as fronteiras das disciplinas? É preciso hierarquizar o essencial e o acessório? Mas, segundo qual critério? Para quem e por quanto tempo? Não é preciso antes se resolver a considerar o conhecimento como um espaço contínuo e flutuante, o mesmo para todos e diferente para cada um? Por que não projetar uma galáxia de mundos virtuais, exprimindo a diversidade dos saberes humanos, que não estaria organizado a priori, mas refletiria, ao contrário, os percursos e os usos de seus exploradores?” (Lévy)

Veja o texto na íntegra.



10 comentários:

  1. Oi Luciana,
    Em todos os ambientes e espaços sempre se falou em democratização de saberes, de conhecimento, de oportunidades...Enfim, o espaço "escola" não pode ficar alheio à tecnologia, deve incorporar os instrumentos digitais para servir-se dela em benefício coletivo, principalmente aos menos favorecidos para não seja esse mais um fator de exlusão social.
    Um abraço.
    Vera.

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciana
    Realmente os games, os jogos em geral sâo apreciados pelas crianças e jovens, então por que não aliá-los à produção do conhecimento?
    Att Magali

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É evidente em nosso contexto educacional a necessidade de se desenvolver habilidades em relação ao uso das tecnologias, que não vem para suprimir as metodologias existentes, mas, potencializar os métodos e estratégias para fins de aprendizagem significativa.

    ResponderExcluir
  5. É necessário desenvolver habilidades ao uso da tecnologia educacional, é uma ferramenta que potencializa a prática didático pedagógica.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Luciana. Suas postagens sobre o uso da tecnologia aliada à educação são bem pertinentes.Há a necessidade dos professores conhecerem cada vez mais como esse poderoso recurso pode contribuir para o enriquecimento dos conteúdos.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Luciana,muito interessante o seu blog, pois sou professora e como profissional é muito importante entender essa revolução digital e como esta reflete em mudanças na forma do trabalho pedagógico.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Luciana, as postagens feitas por você no seu blog, só vem ajudar a melhorar o nosso trabalho na sala de aula. considerando que o professor da atualidade precisa estar atento e fazer uso das tecnologias com seus alunos.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Nós professores estamos constantemente buscando caminhos para uma melhoria na aprendizagem, este é o nosso objetivo, bem como das escolas Estarmos sempre inovando para podermos contribuir na aprendizagem dos alunos.

    ResponderExcluir
  10. ós professores estamos constantemente buscando caminhos para uma melhoria na aprendizagem, este é o nosso objetivo, bem como das escolas Estarmos sempre inovando para podermos contribuir na aprendizagem dos alunos.

    ResponderExcluir